sábado, 1 de maio de 2010

Doenças e pragas vegetais

Assim como os seres humanos, as plantas adquirem doenças e precisam de tratamento. Por isso, a Fitopatologia é a parte da ciência especializada em identificar e cuidar das patologias vegetais. As doenças ocorrem devido ao manejo incorreto das plantas, principalmente pela ambientação errada.
O controle da doença depende da característica da planta (ornamental, fibrosa, florífera, produtora de papel, carvão, óleos, madeira, etc.) e da diferenciação entre pragas (insetos que destróem as partes da planta) e parasitas (microorganismos que afetam a sanidade da planta).

Causas:
* Temperaturas baixas ou altas.
* Deficiência de oxigênio.
* Carência de minerais.
* Herbicidas.
* Poluição.
* Fungos, bactérias e vírus.

Época mais frequente: primavera.

Prevenção:
* Adubação equilibrada.
* Plantio na época certa.
* Observar mudanças na cor das folhas.
* Drenar o solo.

Uma informação muito importante é que toda forma de vida tem a sua função na natureza. Sendo assim, o correto não é exterminar a praga, mas fazer um controle biológico (usar predadores naturais) para não deixar que se prolifere.

(Roberta Cristina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Holambra - A cidade das flores

Gente, a vida é simples...

Gente, a vida é simples...
Ah, tem dias que dá uma vontade enorme de estar assim: descansando sobre um campo cheio de flores... Isso é bom demais! Para mim a vida é simples, então, para quê complicar?? Relaxe! Descanse um pouco sua mente e livre-se das pedras que jogam contra você! Carregue flores! (Roberta Cristina)